Governo lança programa para promover 62 fortalezas de fronteira
O programa foi lançado no Castelo de Monção, uma das 62 fortificações que o Governo quer promover, por considerar que aqueles monumentos “são âncoras de desenvolvimento regional que podem criar emprego e gerar riqueza, afirmando-se como novos destinos turísticos”. Segundo o governante, os monumentos “estão em estado de conservação e de visitação muito diferentes”.
“Há fortalezas em muito bom estado de conservação e podem ser facilmente visitadas e, outras, que precisam de trabalhos de requalificação”, apontou.
Pedro Siza Vieira explicou que o novo programa incluiu, numa primeira fase, um levantamento exaustivo e a verificação das condições de visitação, havendo agora, numa segunda fase, uma aposta na promoção, “atraindo operadores turísticos e jornalistas, e a divulgação das fortalezas através de um sítio na internet criado para o efeito”.
A terceira fase, acrescentou, prevê “o apoio financeiro aos municípios para intervenções de requalificação, quer ao nível da manutenção quer da melhoria das condições de acesso”, tendo revelado que o programa Valorizar, que se tem revestido de “um grande sucesso”, com 133 milhões de euros de investimento apoiado a cerca de 620 projetos, passa a estar acessível às candidaturas de requalificação.
O programa ‘Dinamizar Fortalezas’, apresentado na presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, inclui a criação de condições de visitação e de conteúdos e promoção internacional, tirando partido da proximidade ao mercado espanhol.
O ministro destacou ainda que o programa tem como “objetivo a estruturação de produtos, no interior de Portugal, que possam ser promovidos junto dos turistas nacionais e estrangeiros, atraindo mais visitantes a territórios de baixa densidade”.