GOVERNO LANÇA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA NO NAMORO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
A campanha será divulgada com um vídeo, a ser apresentado em todo o país através das federações ou associações académicas, e com a distribuição de cartazes com mensagens alusivas.
Durante o ano letivo, as associações e as universidades podem candidatar-se também a projetos de iniciativa própria, contando para o efeito com uma linha de financiamento que será lançada em fevereiro.
“Sabemos que nas universidades estas questões acontecem, sabemos que muitas vezes são tabu e o que nós queremos é que se fale da violência no namoro, porque falando da violência no namoro, estamos a prevenir a violência”, afirmou, sobre a iniciativa, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.
A secretária de Estado lembrou o estudo feito pela União de Mulheres Alternativa e Resposta, que revelou a fraca perceção que muitos jovens têm do que são ou não situações de violência.
Catarina Marcelino referiu que “ninguém é vítima ou agressor apenas aos 40 anos, há um processo de construção de personalidade enquanto seres sociais”.
“Isto tem de nos fazer questionar e tem de nos fazer intervir mais ao nível da prevenção”, acrescentou.