home

Governo lança campanha “Comunidade Ativa contra a Violência”

Governo lança campanha “Comunidade Ativa contra a Violência”

No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala amanhã, 25 de novembro, o Governo promove hoje o lançamento da campanha “Comunidade Ativa contra a Violência”, com a presença do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.
Governo lança campanha “Comunidade Ativa contra a Violência”

A campanha de sensibilização contra a violência de género exercida sobre as mulheres é apresentada publicamente ao final desta tarde, pelas 18h30, no átrio central do Centro Colombo, em Lisboa, estendendo-se por todo o país com mais de 40 ações realizadas entre hoje e sábado, envolvendo 35 entidades promotoras e 178 entidades parceiras.

A iniciativa conta com a participação do Ministério Público, além das organizações não-governamentais (ONG) Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático de Mulheres e União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Violência doméstica é crime público

Em comunicado, Eduardo Cabrita sublinha que em Portugal a violência doméstica é crime público, assinalando que este flagelo causou 29 vítimas mortais entre mulheres no ano de 2015, números trágicos a que se juntam mais de 26 mil denúncias registadas.

“Na Europa, uma em cada três mulheres é vítima de violência física ou sexual e, em todo o mundo, 35% das mulheres são alvo de violência em algum momento das suas vidas, a maioria no contexto das suas relações de intimidade”, acrescenta ainda o governante.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com vista a alertar a sociedade para as diversas formas de violência exercida contra as mulheres, as suas consequências psicológicas, sociais e económicas, não só para as vítimas, como para as suas famílias e comunidade.

Para assinalar este dia, Lisboa será palco amanhã, 25 de novembro, de uma Marcha solidária pelo fim da violência contra as mulheres, convocada por diversas organizações, que parte da Praça do Comércio, às 18h00.