home

Governo lança 4ª edição do 365 Algarve

Governo lança 4ª edição do 365 Algarve

O programa 365 Algarve, dinamizado pelos Ministérios da Economia e da Cultura, vai ter uma 4ª edição entre outubro de 2019 e maio de 2020.
Governo lança 4ª edição do 365 Algarve

Criado em 2016, para melhorar a atratividade e a experiência turística em todos os municípios da região algarvia e atenuar os efeitos de sazonalidade, o programa oferece uma programação cultural de qualidade, ao longo de todo o ano, construída a partir das propostas do tecido artístico local.

Inicialmente previsto para três edições, o 365 Algarve tem constituído um sucesso de público, observando uma média crescente de espetadores por sessão em todas as edições. Até à data, assistiram aos eventos mais de 300 mil espetadores, tendo sido promovidas 1553 iniciativas, num investimento global de 4,5 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal.

Ao mesmo tempo, as dormidas no Algarve durante a época baixa aumentaram 23% desde 2016. Em reflexo disso, a taxa de sazonalidade diminuiu de 46% em 2015, para 42,9% em 2017. Números que são reforçados com o registo do aumento dos passageiros desembarcados no aeroporto de Faro, nos meses de novembro e dezembro últimos, em 16,4% e 23,3%, respetivamente.

Algarve destino vivo

Razões que levam a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a evidenciar que o 365 Algarve tem sido um instrumento importante para promover a região “como um destino vivo durante todo o ano”, justificando assim, plenamente, o lançamento de uma nova edição.

“O sucesso deste programa tem permitido criar experiências únicas, culturais, autênticas e surpreendentes quer para os residentes nacionais e estrangeiros, quer para os turistas”, acrescentou.

Descentralização cultural

“Dar continuidade a uma estratégia de dinamização do território e de descentralização da cultura”, foi um aspeto destacado, por sua vez, pela secretária de Estado da Cultura, Ângela Correia.

“Este programa já mostrou que é possível contrariar a sazonalidade e criar novas centralidades através de uma programação cultural estruturada, pensada e de qualidade, ancorada nas características regionais”, salientou, corroborando que uma “prova do sucesso desta iniciativa são as inúmeras sessões esgotadas e a crescente notoriedade que o programa tem conquistado”.