Governo investe 71 ME em regadios de sete municípios
Segundo adiantou o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, os concelhos que beneficiarão deste apoio serão Alfândega da Fé, Campo Maior, Castro Marim, Mirandela, Montemor-o-Novo, Portel e Vila Flor.
“Alguns destes projetos são integralmente novos, como são os casos dos regadios de Vilar Chão e Parada, Xévora, Várzea de Odeleite e Freixiel, enquanto noutros casos, Vale Madeiro e Minutos, se trata de ampliações”, apontou Capoulas Santos.
E explicou que, no caso concreto da Estação Elevatória dos Álamos, foi previsto “um investimento que tem como objetivo duplicar a capacidade de bombagem atualmente instalada”.
Para o titular da pasta da Agricultura, esta medida do Executivo liderado por António Costa vai no sentido de “apostar na valorização do território, imprimindo uma nova dinâmica de desenvolvimento do interior e de adaptação às alterações climáticas, contribuindo ao mesmo tempo para o autoaprovisionamento do país e para a redução das importações”.
Refira-se que o PNR constitui um importante instrumento de investimento e desenvolvimento do país, designadamente dos territórios rurais.
Até 2022, este plano absorverá um investimento global de 534 milhões de euros, que se traduzirão em mais 95 mil hectares de regadio e na criação de mais de 10 mil novos postos de trabalho permanentes.