Governo integra atletas de alto rendimento na Segurança Social
O Governo vai consagrar no Código Contributivo um novo regime que, pela primeira vez, garantirá aos atletas de alto rendimento a sua integração na Segurança Social. O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, considerou um “presente” e um “estímulo” aos atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos Pequim2008.
Os praticantes desportivos de alto rendimento, incluindo os paralímpicos, poderão beneficiar desta regalia caso tenham completado 18 anos, sejam titulares do estatuto de bolseiro desportivo e não se encontrem abrangidos por qualquer regime de protecção social. Segundo uma nota da secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, são cobertas pelo “seguro social voluntário” as eventualidades de invalidez, velhice, morte, maternidade, paternidade, adopção, doença e doenças profissionais cobertas pelo subsistema providencial.
O secretário de Estado sublinhou a importância desta medida dirigiu-se aos atletas que irão representar Portugal nos Jogos Olímpicos, afirmando que “esta é a primeira geração de atletas que vão beneficiar de um sistema estável e apoiado, para que abracem a sua carreira desportiva com a garantia de que podem dedicar-se ao desporto de alto rendimento sem perturbar as carreiras futuras”.
Laurentino Dias admitiu que “os atletas olímpicos merecem” este tipo de apoios e fez questão em salientar: “Os atletas podem integrar-se neste sistema mínimo e acrescentar a este sistema mínimo aquilo que resulta de outros rendimentos que auferem nos seus clubes”.