Governo está empenhado na estabilização do sistema financeiro
O primeiro-ministro, que falava num almoço com empresários da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Espanhola, sublinhou que o Governo “está fortemente empenhado na estabilização do sistema financeiro”.
Na sua intervenção, António Costa defendeu que uma das primeiras prioridades na atual conjuntura passa por “eliminar as incertezas relativamente à real situação do sistema financeiro – incertezas que vão minando a confiança no sistema e a limitar a capacidade de crescimento da economia”.
Por isso, sustentou, “é fundamental que Governo, Banco de Portugal e instituições europeias respondam prontamente de forma a concluir este processo e a contribuir para que todas as instituições se sintam sólidas e sejam percecionadas pelos mercados como sólidas”.
Para o primeiro-ministro, “só um sistema financeiro sólido e forte terá capacidade de financiar a economia e de transmitir à economia real as condições de política monetária únicas que têm vindo a ser proporcionadas pelo Banco Central Europeu (BCE)”.
António Costa salientou ainda que “não há um problema novo com o nosso sistema financeiro, mas o que há de novo é a verdade com que os problemas que existiam são agora assumidos e têm de ser enfrentados. O Governo reconhece que os problemas existem e está aqui para os resolver – e esta á a atitude necessária em Portugal, mas também na Europa”.