home

Governo está a preparar TSU dos idosos

Governo está a preparar TSU dos idosos

António José Seguro deixou um alerta: “O Governo anunciou que vem aí a TSU dos idosos. O PS só tem uma palavra, sempre esteve e estará contra. Esperemos que dentro do Governo também só exista uma palavra”. 

O secretário-geral do Partido Socialista afirma que o alargamento da incidência da Contribuição Extraordinária de Solidariedade ultrapassa a “linha vermelha” traçada em maio passado pelo vice-primeiro-ministro em relação a uma eventual “TSU dos pensionistas”, quando Paulo Portas afirmou ser contra esta medida. Para o líder socialista, o Governo apresentou “meias medidas” que contribuem para a criação de um clima de incerteza e insegurança.

“O PS considera que esta não é uma forma de governar, anunciando-se meias medidas. O Governo diz que vai porventura num determinado sentido, mas não diz quais são os portugueses que são abrangidos. Isso cria mais incerteza e insegurança no início do novo ano para famílias de portugueses que passam enormes privações”, sublinhou.

António José Seguro criticou ainda a política de austeridade e defendeu que o défice pode aumentar 0,2% no próximo ano. “É necessário parar com a austeridade”, salientou, acrescentando que “os 0,2% podem ser facilmente acomodados no défice”. “A Irlanda, antes de sair do programa de assistência financeira, conseguiu contratar um défice de 4,7. Se Portugal tiver um défice de 4,2% não vem nenhum mal ao mundo, porque é uma gota de água, se comparada com 100, 200 ou 300 euros no bolso dos reformados”.