Governo está a pôr em causa os cuidados de saúde dos portugueses
O Secretário Nacional Álvaro Beleza sustenta que o Serviço Nacional de Saúde está a “rebentar pelas costuras” e deixa um alerta: “O caso do Hospital de S. João teve o grande mérito de tornar claro, até para o primeiro-ministro, que o atual estado de coisas na saúde não pode continuar.”
Para Álvaro Beleza, os casos que têm sido noticiados nos últimos dias, como o Centro Hospitalar do Algarve que afirma não ter profissionais de saúde suficientes para assegurar o seu funcionamento durante o verão, demonstram a existência de uma rutura do sistema. “São focos de uma contaminação que mina o SNS e que está a alastrar-se, apesar de todo o esforço dos profissionais”, vincou, acrescentando que “o Governo não pode continuar a esconder-se atrás de portarias e despachos quando o SNS se está a degradar”.
O Secretário Nacional sustenta que as declarações do primeiro-ministro na última sexta-feira retiram a confiança ao ministro da Saúde. “O primeiro-ministro disse na passada sexta-feira no Parlamento que os profissionais do Hospital de São João tinham razão mas não retirou daí as devidas as conclusões”, alerta, deixando um aviso: “A consequência destes cortes cegos, desta opção por racionar em vez de racionalizar, está a pôr em causa o funcionamento do SNS e, o mesmo é dizer, a pôr em causa os cuidados de saúde aos portugueses.”