home

Governo está a falhar execução de 60ME do PRR por semana

Governo está a falhar execução de 60ME do PRR por semana

O Secretário-Geral do PS, José Luís Carneiro, alertou hoje, em Matosinhos, durante a visita a um projeto habitacional de alojamento estudantil, que o Governo PSD/CDS-PP está a falhar na execução de 60 milhões de euros semanais no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

“São 60 milhões de euros de recursos nacionais e europeus que não estão a ser executados por parte do Governo”, afirmou o líder socialista, afirmando que há, pelo país, muitos autarcas preocupados porque tinham obras que estavam a concurso e não as vão conseguir executar no tempo previsto.

José Luís Carneiro acentuou que o Governo de Luís Montenegro, que tanto criticou os Governos do PS, tem que explicar aos portugueses as razões de não estar a executar esse investimento público cujos recursos estão disponíveis.

“Se o Governo não for capaz, significa que o país pode perder recursos financeiros e terá de os devolver à União Europeia e não executará recursos financeiros que estão disponíveis”, assinalou.

Durante a visita ao Conjunto Habitacional Flor do Infesta, inserido no projeto de alojamento estudantil do Politécnico do Porto, na qual se fez acompanhar da presidente da Câmara de Matosinhos, a socialista Luísa Salgueiro, do líder parlamentar Eurico Brilhante Dias, e de vários deputados, José Luís Carneiro indicou que o Grupo Parlamentar vai realizar visitas por todo o país para, por um lado, ver no terreno as obras que já foram inauguradas e que foram da responsabilidade do PS, e para as obras que estão em execução e, por outro lado, para pedir contas à execução que compete ao atual Governo.

“O Governo não responde também às necessidades, nomeadamente no plano do investimento em habitação e, ao mesmo tempo, desviou recursos do PRR para o Banco de Fomento procurando, com isso, sair do escrutínio e do radar do grupo parlamentar”, notou ainda.

O Secretário-Geral do PS revelou, igualmente, ter tido conhecimento esta terça-feira de que o Governo nem sequer assinou, até agora, os contratos de financiamento com os hospitais para administrarem a saúde.

“Tivemos conhecimento de que há obras que estão com as portas fechadas, apesar de estarem prontas para serem colocadas ao serviço das populações, falamos de equipamentos de saúde e de habitação que estão fechados há mais de meio ano”, referiu.

Na opinião do líder socialista, isto demonstra também “uma incapacidade, uma incompetência do Governo e, até, uma grave insensibilidade em relação a matérias de grande necessidade do país”.

ARTIGOS RELACIONADOS