home

Governo está a aplicar “medidas cegas” na área da Saúde

Governo está a aplicar “medidas cegas” na área da Saúde

O Secretário Nacional do PS, Álvaro Beleza, alerta para o facto de as medidas de austeridade terem afetado decisivamente os cuidados de saúde prestados aos portugueses no Serviço Nacional de Saúde.

Para Álvaro Beleza, o Governo tem optado por “medidas cegas” que têm consequências muito negativas na vida dos cidadãos. “Tem havido nestes últimos dois anos um conjunto de medidas de austeridade que afetaram decisivamente os cuidados de saúde dos portugueses”, salientou, alertando que, por exemplo, cerca de 40% dos portugueses não conseguem fazer face às despesas de saúde do seu agregado familiar e que um em cada cinco portugueses deixou de ir ao médico por motivos monetários.

O Secretário Nacional sublinha que o Orçamento do Estado não pode servir para “financiar lucros privados”, mas para melhorar o serviço público de saúde a “que todos os portugueses têm direito e usam”. Álvaro Beleza realça a necessidade de uma reforma hospitalar e da criação de centros de referência e excelência para o setor. “É preciso coragem para tomar essas medidas e não tomar medidas cegas mas não estruturais para a melhoria do sistema de saúde”, disse.