Governo esgotou a sua imaginação para fazer a transformação da economia
O Partido Socialista acusou o Executivo de ter esgotado toda a sua imaginação para transformar a economia portuguesa, sublinhando que o Governo só anuncia aumento de mais impostos.
O vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro considerou, em declarações no Parlamento, “que o clima para a economia portuguesa continua preocupante”, contrariamente às afirmações do ministro da Economia e do vice-primeiro-ministro.
José Junqueiro lembrou o caso do centro de produção de Mangualde do grupo PSA, que hoje mesmo anunciou o fim do contrato com 280 trabalhadores, dizendo que “dá indicadores dessa instabilidade, apesar dos esforços da empresa”. “A verdade é que o investimento estrangeiro tem vindo a cair, o PIB também, e esse investimento estrangeiro é absolutamente fundamental para termos um ressurgimento da economia”, explicou.
O deputado do PS acusa o Governo de fazer apenas “anúncios de mais impostos”, o que “quer dizer que há uma grande imprevisibilidade na economia portuguesa e uma grande imprevisibilidade na atuação do Governo. E é essa imprevisibilidade que condiciona muito o investimento estrangeiro”.
José Junqueiro alertou, também, que “ninguém percebe que o atual quadro comunitário de apoio a essa parceira ainda não tenha sido assinado e, relativamente ao que resta do anterior, cerca de cinco mil milhões de euros, não tenhamos utilizado essa verba na nossa economia”.
Assim, o Partido Socialista reitera que o “Governo tem um desnorte político total e não tem uma estratégia para a economia portuguesa”, tendo esgotado “toda a sua imaginação para fazer a transformação da economia em Portugal”.