home

Governo errou e compromete o SNS ao retirar verbas do PRR às unidades locais de saúde

Governo errou e compromete o SNS ao retirar verbas do PRR às unidades locais de saúde

O Secretário-Geral do PS, José Luís Carneiro, afirmou na terça-feira, no Barreiro, que o bom exemplo da integração dos cuidados de saúde primários e hospitalares nas Unidades Locais de Saúde (ULS) mostra que a decisão do Governo de retirar verbas que estavam destinadas a novas unidades é “um erro” que compromete o SNS.

“A aposta que foi feita pelos governos do PS no âmbito do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) tem as prioridades adequadas, valorizando os cuidados primários de saúde e a sua boa articulação com os cuidados hospitalares, e mostra o quão errada é a decisão do Governo de retirar recursos do PRR que estavam destinados à construção de novas estruturas de saúde, nomeadamente aquelas que permitiam tratar dos cuidados paliativos e das unidades de cuidados na comunidade”, disse.

“Foi uma decisão errada. E este exemplo que acabámos de visitar é um bom exemplo de como a partir dos cuidados primários de saúde se pode responder às principais necessidades de organização, de eficiência e de eficácia do próprio Serviço Nacional de Saúde”, acrescentou o líder socialista no final de uma visita à nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alburrica, no Barreiro, integrada na iniciativa Rota pela Coesão e Valorização das Pessoas, no distrito de Setúbal.

Questionado sobre as soluções necessárias para dar resposta aos problemas nos serviços de urgência da região de Setúbal, José Luís Carneiro reafirmou a ideia de que o Governo deveria pôr em prática a Unidade para a Coordenação da Emergência Hospitalar, que foi proposta pelo Partido Socialista no passado mês de julho.

“Essa Unidade para a Coordenação da Emergência Hospitalar permitirá dar uma resposta integrada, mobilizando todos os recursos de várias forças e serviços da Administração Pública. Falo dos serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica, falo da mobilização de recursos das associações humanitárias, nomeadamente as associadas à emergência pré-hospitalar, e também da mobilização de recursos da Defesa Nacional para responder com boa eficácia à coordenação da emergência hospitalar”, disse.

“Essa foi a proposta que apresentei e que gostava que o Governo pusesse em prática. Por outro lado, também proponho ao Governo que seja capaz de dar continuidade à reforma que estava em curso para a constituição das Unidades Locais de Saúde”, acrescentou o líder do PS.

No primeiro dia do roteiro, iniciado em Almada, com uma iniciativa dedicada às respostas municipais de habitação, José Luís Carneiro, acompanhado de vários deputados socialistas, participou também num almoço com membros e associações da comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em Sesimbra, num momento de celebração dos valores da coesão, da inclusão e da cultura, tendo ainda marcado presença em iniciativas na Moita, visitando a Escola Técnica Profissional do concelho, e em Alcochete, numa reunião do Conselho Consultivo da Federação de Setúbal do PS, dedicada aos temas do ambiente e território.

ARTIGOS RELACIONADOS