Governo entrega mais 21 casas reconstruídas
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira, em Vouzela, onde procedeu à entrega de 21 habitações reconstruídas ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente em Vouzela e Tondela.
O ministro estima que o processo de reconstrução das habitações possa estar concluído “durante a primavera”, salvaguardando, todavia, “algum caso que, por razões legais, possa ter algum tipo de dificuldade”.
Para Pedro Marques, a entrega destas 21 habitações constitui “mais um passo importante” no processo de reconstrução das casas afetadas pelos fogos e no restabelecimento da vida das famílias.
O governante recordou que o Estado aprovou um total de 796 candidaturas, das quais 455 habitações já se encontram concluídas, o que significa que a maioria das habitações afetadas pelos incêndios de 2017 já foi reconstruída.
Referindo-se à vontade do Governo, Pedro Marques lembrou que “as casas não se constroem num estalar de dedos” e, como tal, “por muito que nós queiramos, e queremos evidentemente, que os empreiteiros andem depressa”, todos sabemos “que uma casa demora uns nove meses, a um ano a construir”, disse o responsável pela pasta do Planeamento e das Infraestruturas.
“Temos, por um lado, a sensação do dever cumprido cada vez que uma casa é concluída e é entregue às famílias, mas, por outro lado, sempre aquela inquietação de quem quer ver todo este trabalho concluído”, afirmou.
Recorde-se que o Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente conta com 56,9 milhões de euros do Orçamento do Estado.