Governo do PS desafia PSD a apresentar detalhes de proposta orçamental
Pedro Silva Pereira afirmou hoje que o PSD tem a obrigação de esclarecer quais os cortes que faria nos investimentos públicos, em 2009, para suportar as suas propostas de aumento da despesa em 780 milhões de euros.
O discurso do ministro da Presidência foi proferido após a reunião de Conselho de Ministros, quando confrontado com o teor das propostas do PSD de alteração ao Orçamento do Estado para 2009, apresentadas na quarta-feira à noite, em entrevista, por Manuela Ferreira Leite, que quantificou as alterações ao OE2009 propostas pelo PSD em 780 milhões de euros, adiantando que cortaria no investimento público para evitar um aumento de 0,4 por cento do défice.
Para Pedro Silva Pereira, “falta que o PSD apresente a demonstração para todas as propostas que fez da sua estimativa de custos. Só assim se perceberá onde reside a diferença entre a estimativa do Governo (na ordem dos 1400 milhões de euros) sobre os custos da proposta do PSD e a estimativa do PSD (na ordem dos 780 milhões de euros).” Só depois deste esclarecimento por parte do PSD “se pode fazer uma discussão séria das diferentes perspectivas sobre política orçamental para 2009”, disse o ministro da Presidência.