home

Governo deve rever a sua posição sobre inglês no 1º ciclo

Governo deve rever a sua posição sobre inglês no 1º ciclo

Depois de o Conselho Nacional de Educação ter emitido um parecer favorável ao ensino do inglês obrigatório no primeiro ciclo, o Partido Socialista exige que o Executivo preste esclarecimentos.

O CNE emitiu na passada segunda-feira um parecer favorável ao ensino do inglês no primeiro ciclo com uma periodicidade de pelo menos duas horas por semana. “Face a este parecer”, sublinha a deputada socialista Odete João, “a pergunta que se coloca é qual é agora a opinião do PSD e do CDS-PP, que há uns meses votaram contra uma proposta do PS”.

Odete João referia-se ao projeto de resolução que o PS apresentou em outubro e foi chumbado pela maioria PSD/CDS, no qual se recomendava ao Governo o ensino obrigatório do inglês no 1.º ciclo e a introdução de uma segunda língua estrangeira. A deputada socialista exige explicações sobre a posição do Governo e vinca que o Partido Socialista sempre defendeu a obrigatoriedade da oferta de inglês a todas as crianças do 1.º do ensino básico no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.