home

Governo desperdiça dezenas de milhões de euros de poupança em Centros Hospitalares

Governo desperdiça dezenas de milhões de euros de poupança em Centros Hospitalares

PS1_1421O PS, pela voz do deputado António Serrano, acusou hoje o Governo de desperdiçar várias dezenas de milhões de euros e a oportunidade de reduzir o número de cargos dirigentes.

Em causa está a não nomeação dos conselhos de administração dos centros hospitalares que impossibilita a tomada de decisões que “permitiriam uma poupança de várias dezenas de milhões de euros através da aplicação de cortes que são solicitados pelo Estado e que constam do memorando da Troika” bem como uma “poupança efectiva de 84 para 30 dirigentes da administração pública”.

Em conferência de Imprensa na Assembleia da República, o deputado do PS considera “incompreensível não se atacar de imediato uma situação que estava preparada pelo anterior Governo – e que não foi concluída por se tratar de nomeação de dirigentes numa fase em que o executivo já estava em gestão”.

António Serrano exemplifica com o Centro Hospitalar de Coimbra, que tem um Orçamento de 500 milhões de euros, é o maior do país e o facto de não funcionar na lógica que presidiu à reestruturação do parque hospitalar representa, só neste caso, uma ausência de poupança de 30 milhões de euros.

O deputado adiantou que esta questão constará de um requerimento dirigido ao Governo, solicitando o esclarecimento sobre quando pensa concretizar as nomeações.