Governo “cumpre na íntegra” verbas para Ensino Superior
“A solução está encontrada. O Governo cumpre o contrato na íntegra”, afirmou o responsável da pasta do Ensino Superior, que manteve na terça-feira uma reunião com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), destinada precisamente a fechar este dossiê.
Manuel Heitor sublinhou que “o Governo assumiu cumprir todos os acordos que fez em termos políticos”, não sendo este diferente, acrescentando que, em relação à questão do pagamento às universidades e politécnicos da dotação orçamental adicional relativa a 2017, “estão em discussão meramente questões técnicas de valores”.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior falava em Évora, no Palácio de D. Manuel, depois da apresentação pública da ERIHS.pt, a plataforma portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património (ERIHS – European Research Infrastructure for Heritage Science).
As dotações orçamentais adicionais de 2017 a atribuir às instituições de Ensino Superior públicas, universidades e politécnicos, decorrem sobretudo de acréscimos salariais, e o seu pagamento estava acordado com o Governo no acordo de legislatura assinado entre instituições e o Executivo socialista.