Governo cria laboratório de experimentação para melhorar serviços
O LabX vai contar com uma equipa de quatro pessoas e, de acordo com o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativo, a tutela vai encetar de imediato o processo de recrutamento dos elementos que a vão compor.
Os perfis dos membros deste Laboratório de Experimentação da Administração Pública deverão incluir formação em sociologia/antropologia, design de serviços, gestão de projetos e experiência na Administração Pública e ainda em design de serviços.
No primeiro ano de atividade, o LabX estará localizado nas instalações da Imprensa Nacional Casa da Moeda, em Lisboa.
Este novo laboratório destina-se, segundo explicou Maria Manuela Leitão Marques, à “conceção e teste de novas soluções que melhorem os serviços públicos e o dia-a-dia dos cidadãos e das empresas”.
Ainda de acordo com as informações avançadas pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativo, o laboratório será um espaço aberto que irá trabalhar em colaboração com os utentes dos serviços, funcionários e dirigentes da Administração Pública e com a comunidade científica e empresarial, permitindo “experimentar para melhorar”.
A equipa do LabX vai ser coordenada pelo gabinete da ministra, “sendo o suporte administrativo e financeiro assegurado pela Agência para a Modernização Administrativa”.
Refira-se que o LabX é um dos pilares da política de promoção de inovação no setor público e que o Governo do PS pretende reiniciar o processo, interrompido em 2011, de desenvolvimento de um ambiente de inovação permanente no setor público.
“Este não é o primeiro laboratório do género do mundo”, avisa a tutela, que fez “um vasto conjunto de contactos e de visitas” para preparar o seu lançamento”, entre os quais o primeiro criado no mundo (MINDLAB da Dinamarca) e o SuperPublic (França).