Governo cria gestão simplificada para filmagens em Portugal
Numa intervenção na Bolsa de Turismo de Lisboa, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, revelou que esta nova entidade, que resulta de um trabalho conjunto entre a tutela do Turismo e o Ministério da Cultura, servirá de interlocutor direto com quem queira realizar cinema ou publicidade em Portugal, promovendo regiões e municípios e prestando informação sobre as licenças necessárias.
“Nunca foi criada uma entidade para a ligação direta” com equipas de filmagem, explicou Graça Fonseca, que considerou ser uma “prioridade muito clara” atrair filmagens para o país.
Ressalvando que cada região ou município quer ter o seu papel no processo, a governante assinalou, porém, a importância da criação da entidade, cujos pormenores serão dados a conhecer dentro até final de maio.
Ainda no âmbito do Simplex +, a secretária de Estado da Modernização Administrativa abordou o projeto piloto, a decorrer em 13 municípios da comunidade intermunicipal do médio Tejo, para harmonização de procedimentos no âmbito da construção de empreendimentos turísticos, em especial nas áreas rurais.
Outro tema também destacado por Graça Fonseca, na sua intervenção na BTL, relacionou-se com a necessidade de melhor coordenar entidades fiscalizadoras em eventos de grande dimensão turística, como festivais de verão.
“Num evento continuará a existir a fiscalização da ASAE em matéria de segurança alimentar e da Autoridade para as Condições de Trabalho, cada um tem o seu papel, mas podem ser coordenados com uma maior preocupação em relação ao empresário”, defendeu.