home

Governo confiante no aval de Bruxelas à proposta orçamental

Governo confiante no aval de Bruxelas à proposta orçamental

A ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, está convicta de que a Comissão Europeia vai dar luz verde ao Orçamento do Estado português para 2017, uma vez que o nosso país tem demonstrado, no corrente ano, que cumpre os seus objetivos.

Notícia publicada por:

“Custa Quanto” avalia impacto de nova legislação

Segundo a governante, este “é um fator que promove a confiança de Bruxelas no Governo” socialista liderado por António Costa.

Maria Manuel Leitão Marques salientou que a execução orçamental em 2016 gera confiança quer da parte da Comissão Europeia quer dos mercados de que as metas serão cumpridas “também em 2017”.

Para a ministra da Presidência, a Comissão Europeia deverá ver que Portugal cumpriu com aquilo que era a sua meta e, pela primeira vez, o défice vai ficar abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Também cumprimos com aquilo que eram os objetivos do nosso programa de Governo”, frisou, em declarações proferidas em Bruxelas, falando do esforço orçamental em 2016.

Garantindo que Lisboa cumprirá, “como sempre,” os prazos que a Comissão dá, Maria Manuel Leitão Marques referiu que a proposta de OE2017 do Executivo português, bem como o relatório sobre as medidas adotadas no quadro do processo de sanções por défice excessivo em 2015 foi já apresentado em Bruxelas, tendo agora a Comissão Europeia até ao final do mês para se pronunciar.