home

Governo aumenta a pobreza e as desigualdades em Portugal

Governo aumenta a pobreza e as desigualdades em Portugal

O deputado do PS Vieira da Silva disse, no Parlamento, que os dados sobre o rendimento e as condições de vida revelados pelo INE “não podem causar senão uma enorme preocupação”.

Vieira da Silva destaca, em primeiro lugar, que a taxa de pobreza subiu para o seu valor mais alto desde 2005, ou seja, “cresceu o número de pessoas e famílias que vivem abaixo daquele que é considerado, em termos europeus, o limiar de pobreza”. Acresce que “a situação é bem mais séria, já que o rendimento mediano desceu e, com ele, tornou-se mais baixo o limiar da pobreza”. Em segundo lugar, afirma, a informação revelada pelo INE “mostra claramente que se agravaram as desigualdades em Portugal”, já que “o rendimento dos 20% mais ricos passou a ser seis vezes superior ao dos 20% mais pobres”.

O deputado socialista diz também que a intensidade da pobreza se agravou: “Os mais pobres estão ainda mais pobres e a pobreza mais severa aumenta”. “Estes indicadores são mais que um alerta, são a confirmação da significativa degradação das condições de vida, são fruto de um caminho errado: o caminho da austeridade reforçada, o caminho da desvalorização do trabalho, o caminho dos cortes nas políticas sociais”, acusa.

Vieira da Silva sublinhou que “os resultados agora conhecidos reportam, no essencial, a 2012, o ano em que a arrogância do Governo fez aplicar em dobro a política da austeridade. Aqui estão os seus resultados sociais”.