Governo aprova renovação do Programa Escolhas para 2021 e 2022
Promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações, o Programa Escolhas tem como objetivos o combate à discriminação, o reforço da coesão social e a promoção de igualdade de oportunidades.
Ao abrigo deste programa são implementadas medidas que promovem a educação, a formação e qualificação, o emprego e empreendedorismo, bem como a dinamização comunitária, a participação e a cidadania, tendo envolvido, na sua última edição, 68 municípios e cerca de 50 mil participantes.
O Programa Escolhas, que arranca para a sua 8ª Geração, tem-se destacado na prevenção da delinquência juvenil, na redução do abandono escolar precoce e na promoção do empreendedorismo responsável e inclusivo.
Criado em 2001, o programa financiou na sua 7ª geração, que teve início em janeiro de 2019 e decorrerá até 31 de dezembro de 2020, um total de 103 projetos, 30 na zona Norte, 19 no Centro, 36 em Lisboa, 11 no Alentejo, quatro no Algarve e três nas regiões autónomas – dois na Madeira e um nos Açores.
Os projetos mobilizaram mais de 900 entidades parceiras entre municípios, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, comissões de proteção de crianças e jovens em risco, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), associações de imigrantes, e instituições particulares de solidariedade social, entre outros.