“Depois de dizerem, durante uma campanha eleitoral inteira, que os jovens eram uma prioridade, aquilo que têm para lhes oferecer é continuar a garantir que o custo de vida é cada vez mais incomportável”, referiu a socialista, notando que este foi “dos anos onde menos jovens entraram no ensino superior” e que a medida anunciada pelo ministro da Educação irá agravar a situação.
“Isto vai contra tudo aquilo que seria expectável num período onde a aposta deve ser nos jovens, deve ser na qualificação dos mesmos para podermos garantir que ficam cá a contribuir no futuro, e o que fazem é precisamente o inverso”, apontou.
Defendendo que “o ensino superior deve ser para todos e não apenas para alguns”, Sofia Pereira considerou que aquilo que o Governo está a apresentar aos jovens portugueses, ao anunciar o aumento do valor das propinas, “é precisamente o retrocesso”.
“Nós também temos a preocupação do financiamento do ensino superior, achamos que deve ser reforçado. O que não pode acontecer é que esse custo seja transferido para as famílias e para os jovens”, defendeu.
Sofia Pereira reiterou que o PS quer garantir que “todos os jovens tenham acesso ao ensino superior de qualidade” e que se dê resposta às qualificações de uma geração que é preciso reter em Portugal.