home

Governo apresenta plano de desconfinamento no dia 11 de março

Governo apresenta plano de desconfinamento no dia 11 de março

O Governo vai apresentar o plano de desconfinamento do país no próximo dia 11 de março. O compromisso foi assumido na sexta-feira pelo primeiro-ministro, adiantando António Costa que o mesmo será gradual, progressivo e diferenciado na abertura de atividades.
Governo apresenta plano de desconfinamento no dia 11 de março

“Quero aqui assumir o compromisso de que dentro de 15 dias, em 11 de março, o Governo apresentará o plano de desconfinamento do país. Tal como fizemos há um ano, esse plano será gradual. Progressivamente irá abrangendo sucessivas atividades e será guiado por critérios objetivos”, disse o líder do executivo, falando no final da reunião do Conselho de Ministros sobre o novo período de estado de emergência em Portugal, que se iniciará amanhã, terça-feira e se estenderá até 16 de março.

De acordo com António Costa, esses critérios objetivos devem permitir “ir medindo a evolução da pandemia”, acrescentando que o plano, além de gradual, progressivo e diferenciado por setores de atividades, “poderá também ser, porventura, em função de localizações, tal como já vigorou num certo período de tempo no país”.

“É natural iniciar o desconfinamento pelas escolas”

O primeiro-ministro considerou ainda como “natural” que o desconfinamento comece pelas escolas, lembrando que Governo “resistiu o mais que pôde” ao encerramento das atividades letivas presenciais e foi esta a última medida restritiva tomada.

“Quanto às escolas, é sabido que o Governo resistiu o mais que pôde à necessidade de encerramento das escolas porque temos bem consciência do custo elevadíssimo que tem para o desenvolvimento da personalidade das crianças, para o seu processo de aprendizagem e é um dos maiores fatores de desigualdade no conjunto destas medidas”, afirmou.

Tendo sido a “última medida” tomada pelo executivo para o confinamento em vigor, “é natural que seja também a primeira medida que venhamos a tomar, iniciar o desconfinamento pelas escolas”, completou.