home

Governo apenas aprovou 2 das 10 propostas do PS para a reforma do IRC

Governo apenas aprovou 2 das 10 propostas do PS para a reforma do IRC

O Partido Socialista esclarece que as afirmações do vice-primeiro-ministro não são verdadeiras, já que o Executivo não se mostra disponível para aceitar propostas do PS.

Óscar Gaspar, membro da Comissão Política Nacional do PS, reiterou que o vice-primeiro-ministro “parece ter um problema com a aritmética, fala da aprovação de 70% das propostas do Partido Socialista em sede de IRC, mas a verdade é que até agora, e tanto quanto sabemos, foram aprovadas 2 das 10 propostas do PS”.

Para Óscar Gaspar, existe um “problema de ordem política”, já que “não foram aprovadas aquelas propostas que o Dr. Paulo Portas disse que tinham sido aprovadas”. “Se aprovaram tanta coisa do Partido Socialista onde é que está a taxa de IRC reduzida para os lucros das Pequenas e Médias Empresas (PME), onde é que está a taxa de IRC agravada para as grandes empresas, onde é que está a taxa de IRC para as empresas do interior do país, onde é que está a proposta do Partido Socialista para que futuras reduções de IRC estejam relacionadas também com reduções de IRS e de IVA?”, questionou.

Óscar Gaspar sublinha que ontem o Partido Socialista estava em condições de fazer todas as votações do IRC, foi a pedido do Governo e de partidos que suportam o Governo que a votação foi transferida de ontem para hoje e, inexplicavelmente, aquilo que ontem podia ter sido conseguido em termos de um consenso hoje pelos vistos os partidos da maioria entenderam chumbar as propostas do Partido Socialista”.

“Quando o vice-primeiro-ministro diz que estivemos próximos de um acordo e depois houve alguém que voltou atrás tal não corresponde à verdade”, frisou.