Governo abre 2.424 vagas para integração de professores nos quadros
Destinado a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário para o ano letivo de 2021/2022, visando preencher vagas nos quadros de zona pedagógica, bem como para preenchimento de necessidades temporárias, o concurso compara com as 872 vagas abertas no ano anterior, o que representa um aumento de 278%.
Adicionalmente, foi fixada uma dotação de 31 vagas para o ensino artístico especializado da música e da dança, mais 4 do que no ano anterior.
6.237 vagas para concurso interno
O Ministério da Educação refere ainda o aumento de vagas para o concurso interno, para 6.237, apuradas na sequência de um trabalho de recenseamento detalhado, levado a cabo pelos diretores dos Agrupamentos de Escola/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA).
O início dos concursos ocorre um dia depois da publicação do aviso em Diário da República, que será efetuada esta quarta-feira, decorrendo durante 7 dias úteis.
Para além de se manter a tramitação integral do procedimento pela plataforma eletrónica, como tem sido prática, o Ministério da Educação assegura ainda a receção de todos os documentos necessários para as candidaturas por via digital.
De acordo com a tutela, “o acesso aos quadros de professores – que atualmente ocupam como contratados lugares que correspondem a necessidades permanentes – bem como a gestão rigorosa das movimentações, representa mais justiça no sistema e o reforço do combate à precariedade”.
“O ano letivo de 2021/2022 iniciará com o corpo docente mais estabilizado e com um sistema mais ajustado às necessidades permanentes determinadas pelas escolas”, conclui o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.