home

Governo: 2018 é o melhor ano dos últimos dez em apoio ao investimento

Governo: 2018 é o melhor ano dos últimos dez em apoio ao investimento

Os dados da Secretaria de Estado da Internacionalização dizem que os contratos deste ano, entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e empresas, ascendem a 1149 milhões de euros e podem criar 4323 novos postos de trabalho. Um número que leva a concluir que o ano de 2018 é o melhor dos últimos dez anos em apoio ao investimento.
Desde 2010, o melhor ano em termos de investimento contratualizado tinha sido 2014 com 1086 milhões, seguiram-se 2016 com 827 milhões de euros e este ano, 2018, volta a aumentar e a ser mesmo considerado o melhor valor dos últimos dez anos.

“É um ano extraordinário em termos de contratualização. E já temos em pipeline 2,5 mil milhões de euros de 21 origens diferentes”, afirmou o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

No topo da lista, e em volume de investimento, está a indústria automóvel que se destaca neste ano de 2018. Seguem-se as minas, indústria da pasta e do papel e os serviços. “Há duas razões para estarmos a ter um ano bom: um grande esforço de angariação por parte do AICEP e a diplomacia económica, o que levou a investimentos de doze origens diferentes, e o facto de o país estar a viver um bom ambiente”, explica o Secretário de Estado da Internacionalização. Eurico Brilhante Dias acrescenta que “Portugal não capta apenas projetos que disputa com Espanha e os países de Leste, principalmente a nível de serviços” e garante que os investidores na economia mostram “grande confiança” e consideram Portugal “uma boa plataforma de investimento na zona euro”.

Os números de 2018 mostram ainda que a origem do investimento vem sobretudo de Portugal, Canadá, Espanha e Coreia do Sul e que existem contratos com empresas de 12 nacionalidades.