home

Governantes “deitaram fora o bebé com a água do banho”

Governantes “deitaram fora o bebé com a água do banho”

O secretário nacional do PS António Galamba redigiu um artigo de opinião no semanário Sol, ao qual intitulou “Deitaram fora o bebé com a água do banho”, referindo-se às más políticas do Governo.

António Galamba começa por enumerar, de forma irónica, os maiores erros do Executivo de Passos Coelho: “Desbaratar num ano um consenso nacional (europa), o capital de confiança popular de uma maioria absoluta, o crédito de capacidade para cumprir as metas previstas no memorando e prescindir do contributo do maior partido de oposição é obra”.

Segundo o dirigente socialista, “o Governo resignou-se ao estado da construção europeia, desistiu de ter pensamento próprio e a ação é quase nula”.

“Aos Vencidos da Europa basta o conforto de um telefone de Berlim, numa espécie de rendimento mínimo de europeísmo”, critica. “Foi por isso que a maioria chumbou a resolução do PS sobre a construção europeia que defendia uma maior capacidade de intervenção do Banco Central Europeu, proposta que foi consagrada há duas semanas com benefícios futuros para Portugal”, acrescenta.

O secretário nacional do PS acusa Passos Coelho de “fazer tudo ao contrário”. “Os resultados de 2012, no desemprego, na dívida pública, na execução orçamental e na degradação do ambiente social e económico revelam um enorme, um colossal, fracasso”, considera.

António Galamba garante que “o PS fez e fará uma oposição firme, responsável e com propostas alternativas, como o comprovam as 357 propostas apresentadas na Assembleia da República no último ano, das quais 90% foram chumbadas pela maioria PSD/CDS”.

“A persistência da teimosia da austeridade sobre austeridade, de mais sacrifícios e de resignação perante os problemas das pessoas, das empresas e das autarquias, sai grátis ao Governo, mas é muito cara para os portugueses”, assegura.

“No quadro do debate político, o PSD tem utilizado linguagem pueril. Pois bem, num ano conseguiram deitar fora o bebé com a água do banho”, concluiu.