home

Governação PS propiciou e consolidou bom ambiente para negócios em Portugal

Governação PS propiciou e consolidou bom ambiente para negócios em Portugal

O relatório “Doing Bussiness 2012 – Doing Business in a More Transparent World” do Banco Mundial coloca Portugal, por segunda vez consecutiva, na 30ª posição entre as economias mundiais e a 12º no contexto da União Europeia no que respeita ao ambiente para a realização de negócios.

No documento, que analisa as legislações que afectam as empresas em 183 economias, entre Junho de 2010 e Maio de 2011, classificando-as, através da elaboração de um ranking, destaca que, em Portugal, a introdução de um único local para criar uma empresa e tratar de burocracia “levou a um aumento de 17% na criação de novas empresas e sete novos postos de trabalho por cada 100 mil habitantes em comparação com as economias que não implementaram esta reforma”.

Assim, a título de exemplo, em 2003 os portugueses demoravam 78 dias a abrir uma empresa, em 2005 já só demoravam 54 dias e actualmente apenas 5.

Fica assim reforçada, mais uma vez, a evidência de que muito foi feito e conseguido em prol do aumento da competitividade nacional e da credibilização internacional do país durante o período de governação socialista.