home

Governação do PS em Portugal é exemplo para a Europa

Governação do PS em Portugal é exemplo para a Europa

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques, participou na convenção do PES, onde propôs que o “novo contrato social” implementado em Portugal “possa ser implementado no resto da Europa”. O encontro dos socialistas europeus decorreu nos dias 22 e 23, em Madrid.
Governação do PS em Portugal é exemplo para a Europa

“Este novo contrato social que implementámos no país é a nossa proposta” para o PES (Partido Socialista Europeu), disse Pedro Marques, na passada sexta-feira, na convenção dos socialistas europeus, que decorreu em Madrid.

Perante os seus camaradas europeus, o cabeça de lista do PS manifestou o desejo de que o modelo de governação do Governo liderado por António Costa “possa ser implementado no resto da Europa”.

Pedro Marques salientou que ter as “contas certas foi um elemento essencial” para o sucesso da governação socialista e constituiu um “instrumento” para implementar outras medidas que se traduziram em menos desigualdade, mais emprego, melhores rendimentos para as famílias portuguesas.

“Esta agenda é um regresso aos valores básicos do socialismo democrático europeu: governar para as pessoas para transformar positivamente a vida das pessoas”, sublinhou.

No seu discurso, Pedro Marques lançou vários alertas sobre os perigos atuais para a Europa.

“Os partidos populistas e nacionalistas de extrema-direita que ameaçam as democracias”, alertou Pedro Marques, referindo ainda que o PPE (Partido Popular Europeu), ao qual pertencem o PSD e o CDS-PP, estão a adotar “uma agenda extremista”, como demonstra o partido nacional-conservador populista de direita que atualmente governa a Hungria e que “quer fechar as fronteiras da Europa”.

“Quando vemos os partidos de direita a criar alianças com partidos populistas e nacionalistas de extrema-direita para aceder ao poder, como vimos em Espanha, temos de tomar posição e lutar”, insistiu.