home

Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020)

Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020)

O Partido Socialista manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.
Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020)

Com uma vida dedicada à arquitetura, ao paisagismo e à ecologia, foi também deputado à Assembleia da República em 1979 e 1983. Regressa ao Parlamento em 1985, como deputado independente eleito nas listas do PS.

Sendo monárquico convicto, primou sempre pela defesa intransigente dos valores da Democracia e da Liberdade pelos quais, aliás, lutou durante o Estado Novo, tendo apoiado a candidatura presidencial de Humberto Delgado em 1958 e, mais tarde, em 1969, integrou, com a Comissão Eleitoral Monárquica, as listas às eleições da Ação Socialista Portuguesa, liderada por Mário Soares. Mais recentemente, apoiou as candidaturas de António Costa à Câmara de Lisboa em 2009 e 2013.

Gonçalo Ribeiro Telles será sempre recordado como uma referência incontornável da arquitetura paisagista portuguesa, da cultura e também da defesa dos valores e princípios ambientais, tendo deixado um legado singular na capital portuguesa.

Dia de Luto Nacional

O Governo decretou para esta quinta-feira, 12 de novembro, um Dia de Luto Nacional em homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles e ao seu legado para a vida do país.

“O país tem para com Gonçalo Ribeiro Telles uma enorme dívida de gratidão, quer no lançamento das bases da política ambiental em Portugal, quer no desenvolvimento de uma consciência ecológica. Sendo um homem à frente do seu tempo, as ideias que defendia há 50 anos e eram então consideradas utópicas, são hoje comummente aceites. A sua perda é inestimável. O seu legado, felizmente, perdura, e somos todos seus beneficiários”, sublinha o primeiro-ministro, António Costa.