"Geração de Ideias" debate política externa e defesa nacional
O grupo “Geração de Ideias”, formado por jovens quadros socialistas no âmbito do movimento “Novas Fronteiras”, promove hoje um debate sobre “Política Externa e Defesa Nacional – o eixo de geometria variável”.
O encontro terá lugar nas Caves Manuelinas do Museu Militar de Lisboa a partir das 21h30, e contará com a presença de Filipe Santos Costa, que introduzirá a discussão, Diogo Moreira, que falará sobre temas de política externa, e Bruno Cardoso Reis, que abordará as questões de defesa.
Para o “Geração de Ideias, as ligações “privilegiadas” de Portugal com a União Europeia, Estados Unidos e Aliança Atlântica, e com o espaço lusófono “são dados adquiridos”: “A política externa portuguesa sempre foi em torno desses três eixos: o europeu, enquanto espaço geopolítico em que Portugal se insere; o atlântico, centrado na aliança com os Estados Unidos; e o dos países de língua oficial portuguesa. São linhas de força presentes em todos os regimes portugueses do século XX: I República, Estado Novo e Democracia, subsistindo ainda hoje”, frisam os promotores do debate.
No entanto, para o “Geração de Ideias”, “sendo as relações de Portugal com os países da UE cada vez mais indistintas da política nacional, importará repensar as linhas estratégicas da política externa”. “Para tal, deveremos abordar as razões que devem motivar a nossa intervenção no mundo extra-europeu. Cumpre definir ainda uma política externa baseada em funções, em objectivos que possam ser avaliados e medidos na sua eficácia, com menor dispersão de recursos, mais racional e eficiente”, sustentam.