home

Gente de Confiança

Gente de Confiança

Entre setembro e dezembro, o Ação Socialista assumiu plenamente o seu papel enquanto jornal oficial do Partido Socialista: informar, mobilizar e afirmar uma alternativa democrática à direita no poder. Ao longo destes meses, acompanhámos de forma consistente a ação política do PS, dando destaque às suas posições, às suas propostas e a uma visão clara de alternativa de governo ao serviço das pessoas — das eleições autárquicas ao apoio ao candidato presidencial António José Seguro.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Opinião de:

As eleições presidenciais não são um exercício neutro: são uma escolha de valores e de regime, determinante para o equilíbrio da democracia. O Partido Socialista fez, por isso, uma opção clara e unívoca ao apoiar António José Seguro. Um apoio que resulta de uma visão exigente do cargo presidencial, assente no respeito pela Constituição, na valorização da estabilidade democrática e na capacidade de unir o país em torno dos valores democráticos e humanistas.

António José Seguro tem sido igualmente claro. Ao longo das intervenções que acompanhámos no Ação Socialista, o candidato presidencial sublinhou que o Presidente da República deve ser um garante da democracia, e nunca um fator de instabilidade, defendendo uma magistratura de influência baseada no diálogo, no respeito pelas instituições e na defesa dos direitos fundamentais. Representa uma proposta de exercício das funções presidenciais comprometida com os valores republicanos, com a coesão social e com o interesse nacional, distante das agendas partidárias da direita e das tentações populistas.

Durante estes meses, o Ação Socialista foi também um espaço de opinião e debate político firme e esclarecedor. Denunciámos as opções do Governo da AD que fragilizam o Estado social, agravam a crise da habitação e desvalorizam o trabalho. Em contraponto, demos voz às propostas do Partido Socialista, reiteradas pelo Secretário-Geral José Luís Carneiro, que tem afirmado de forma consistente que não há desenvolvimento sustentável sem justiça social, nem crescimento económico sem serviços públicos fortes. As nossas páginas deram centralidade às questões que afetam a vida concreta das pessoas: salários, pensões, acesso à saúde e direito à habitação.

Num tempo de banalização do discurso extremista, o Ação Socialista assumiu, sem ambiguidades, o combate político à extrema-direita e ao populismo. Como tem afirmado José Luís Carneiro, não podemos normalizar quem ataca a Constituição e divide o país. Defender a democracia é, hoje, uma tarefa ativa e permanente.

Após este ciclo intenso de intervenção política, o Ação Socialista fará uma pausa nas edições regulares durante o período de Natal e de entrada no Ano Novo, regressando no dia 5 de janeiro.

Regressaremos num novo ano com Gente de Confiança: com o Secretário-Geral José Luís Carneiro a afirmar o Partido Socialista como alternativa de governo e com o candidato António José Seguro a disputar a Presidência da República com uma visão democrática, estável e constitucional.

A todas e a todos os que nos acompanham, deixamos uma palavra de agradecimento pela presença e pela leitura, com os nossos votos de um Feliz Natal e de um excelente Ano Novo!

ARTIGOS RELACIONADOS