home

Futuro do Serviço Público de Comunicação Social: “PSD quer desmantelar a RTP e o serviço …

Futuro do Serviço Público de Comunicação Social: “PSD quer desmantelar a RTP e o serviço …

O Partido Socialista disse hoje que o PSD quer  “desmantelar a RTP” e o “serviço público”, ao ter proposto a privatização de um dos canais comerciais da estação pública de televisão.

 

Ver vídeo…

 

Numa conferência de imprensa na sede do PS, em Lisboa, o dirigente socialista, Jorge Lacão, considerou que o PS tem sido coerente ao longo do tempo e que é favorável ao serviço publico “tal como está consagrado na Constituição e como existe na RTP e na Lusa”, referindo-se também à agência noticiosa.
“Como falam da privatização de um canal, admitimos que esse canal é a RTP1 e isso seria um tiro no que é o serviço público de televisão em Portugal e acabaria com toda a sua coerência”, disse.
Sobre a proposta do PSD, constante do programa governamental apresentado domingo e que prevê a privatização de um dos canais públicos comerciais e a venda na participação na Agência Lusa, Lacão adiantou ainda que os sociais democratas visaram eliminar o serviço público, com uma empresa pública como suporte, através de uma revisão constitucional.
“A lógica do PSD parte de um erro básico, de que é preciso privatizar um dos canais comerciais da RTP. Mas todos, especialmente os generalistas, são canais de serviço público. Não são, por natureza, comerciais”, afirmou.
Jorge lacão disse ainda que, como apenas a RTP está autorizada a emitir publicidade e mesmo assim com tempo limitado, a primeira conclusão é a de que o “PSD não sabe do que está a falar”, acrescentando que o PS não está disponível para mudar a Constituição nesta área.