Futuro do projeto europeu debatido pela Juventude Socialista
Para participar no debate, foram convidados Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus e ex-líder da Juventude Socialista, Eurico Brilhante Dias, deputado e vice-presidente da comissão parlamentar de Assuntos Europeus, e Francisco André, membro da Comissão Permanente do Partido Socialista, com responsabilidade na área das Relações Internacionais.
Nas palavras de Catarina Lourenço, secretária nacional da JS para as Relações Internacionais e moderadora do debate, “a discussão sobre o futuro do projeto europeu é assunto que nos deve preocupar a todos”, acentuando que “é do nosso futuro que falamos e, como tal, não devemos nem podemos alhear-nos de tal discussão”.
Por sua vez, Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista, referiu que “o debate sobre o futuro da União Europeia tem necessariamente de passar pela sua reforma política, no sentido de consolidar os instrumentos de coesão europeia e aprofundar os mecanismos de integração dos Estados”.
Além disso, o jovem deputado fez questão de vincar “a necessidade de reclamar permanentemente, na União Europeia a 27 ou na união monetária, o princípio de solidariedade entre os povos e a necessidade de reforço das políticas comuns de criação de emprego e de aposta na qualificação, essenciais para a emancipação jovem”.
Após a intervenção inicial dos oradores convidados, foi tempo de abrir o debate ao público presente, discussão que contou com inúmeras participações dos muitos jovens socialistas que assistiram a esta iniciativa.