home

Futuro de Portugal passa pelas energias renováveis

Futuro de Portugal passa pelas energias renováveis

O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho classificou ontem o modelo energético mundial de insustentável, afirmando que o futuro de Portugal passa, em muito, pelas energias renováveis e a eficiência energética.

As declarações foram feitas durante a inauguração da central solar térmica no edifício da sede da Caixa Geral de Depósitos. Cerca de 160 colectores solares cobrem o edifício sede da CGD, num investimento de 1,25 milhões de euros, que vai permitir reduções de 500 toneladas de emissões de dióxido de carbono e poupar electricidade equivalente ao consumo anual de dois mil habitantes na produção de energia a utilizar sobretudo no aquecimento de água para o sistema de climatização e sanitários.

Na ocasião, Manuel Pinho garantiu que o futuro do país, da Europa e do mundo passa por “um caminho estreito” que tem um nome: “Inovação e sustentabilidade”. O ministro referiu ainda que o país está a posicionar-se “muito bem”, entre o grupo dos cinco principais no mundo capazes de produzir este tipo de energia, e daqui a 10, 20 ou 30 anos será um dos vencedores.