home

Fundação Res Publica tem espaço “para quem se inspira na esquerda democrática”

Fundação Res Publica tem espaço “para quem se inspira na esquerda democrática”

António Vitorino, presidente da Fundação Res Publica, afirmou ontem que a instituição é um “espaço para todos aqueles que se revêem na esquerda democrática, aqueles que se inspiram no socialismo democrático e na social-democracia”.

A Fundação tem desde ontem uma nova página na Internet onde estarão publicados os estudos, as iniciativas, uma galeria audiovisual, um fórum que funcionará como espaço de reflexão, que terá entre dois e três temas para discussão e um blogue de debate e concretização de ideias. Na apresentação da página oficial da fundação na Internet, António Vitorino, classificou este projecto como “ambicioso” e pretende “ampliar o debate de ideias”, bem como “estabelecer o diálogo com a sociedade portuguesa”.

De momento, os temas em debate no Fórum são “Até onde deve ir o Estado na provisão de serviços públicos?” e “Qual é o papel dos partidos europeus?”. O primeiro tema conta com os contributos iniciais de Vital Moreira e Correia de Campos, e o segundo com contributos de José Reis Santos e Jamila Madeira.

As contribuições de pessoas interessadas no debate poderão ser submetidas através da página do Fórum. A discussão sobre estas temáticas estará aberta por um período de dois ou três meses, no fim do qual as contribuições iniciais serão revistas pelos autores para incorporarem as ideias que foram expostas pelos participantes.

O blogue, com o nome Outubro, conta com a participação de alguns dos autores do Causa Nossa, do Canhoto, do País Relativo, entre outros.