home

Freeport: Silva Pereira e José Sócrates estiveram sempre “disponíveis”

Freeport: Silva Pereira e José Sócrates estiveram sempre “disponíveis”

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, disse em entrevista à SIC Notícias, no passado dia 3 de Agosto, que ele e o primeiro-ministro José Sócrates estiveram sempre “disponíveis” e “o prazo para o inquérito não era uma surpresa”.

Ver vídeo…

Pedro Silva Pereira considerou “perverso” o despacho de arquivamento do caso Freeport, e mostrou-se “surpreendido e indignado” porque “nunca tinha acontecido aparecer num despacho de arquivamento um questionário com perguntas dirigidas a pessoas que os investigadores nunca tentaram chamar ao inquérito para esclarecimentos”.
“Não é tolerável no Estado de Direito que os senhores procuradores utilizem os poderes que lhes são confiados para produzirem um efeito de remeter para a comunicação social o esclarecimento das questões que eles próprios entenderam formular no inquérito mas não perguntaram a ninguém”, afirmou.
“Eu não sou membro do Conselho de Estado e poderia ser ouvido em poucos dias”. Por isso, a justificação do “despacho não me convence”.
“Se os senhores procuradores querem fazer uma pergunta a alguém durante o inquérito, devem chamar essa pessoa. E a negação extraordinária da falta de tempo é absolutamente insustentável”, declarou.