“Fomos os fundadores da democracia”
Alberto Martins acusou, no debate parlamentar na Assembleia da República, o PSD de passar “da asfixia democrática à excitação anti-democrática” recordando que foi um Governo social-democrata a ser “condenado” por pressões ilegítimas na TVI e reforçando que o PS “foi o fundador da democracia”.
A propósito das acusações de “asfixia democrática” que os sociais-democratas têm insistentemente feito, o líder parlamentar do PS frisou que se tal fosse verdade, estaria em causa o normal funcionamento das instituições democráticas o que obrigaria a uma intervenção do Presidente da República, que nada fez até agora.
Alberto Martins lembrou que “a “única condenação” por parte da Entidade Reguladora da Comunicação Social a um Governo por “tentativas de pressão ilegítima na TVI” aconteceu na altura do executivo de coligação PSD/CDS-PP: “Pedro Santana Lopes e Paulo Portas foram responsáveis por uma tentativa de intromissão ilegítima”.
Alberto Martins reiterou que o Governo já repudiou qualquer tentativa de envolvimento nas decisões da administração da TVI e disse ser agora necessário esperar pelo inquérito da ERC: “temos a nosso favor um património muito grande, fomos os fundadores da democracia. Nunca como hoje temos condições de debate democrático”. Além disso, concluiu, “os portugueses sabem, se houver algum problema, onde está o esteiro de liberdade”.