home

“Foi um discurso de rutura, divisionista, ideológico, é algo dificilmente explicável …

“Foi um discurso de rutura, divisionista, ideológico, é algo dificilmente explicável …

O eurodeputado socialista Capoulas Santos considerou hoje “divisionista, ideológico” e “de rutura” o discurso proferido quarta-feira por Cavaco Silva na sua posse como Presidente da República.

“Foi um discurso de rutura, divisionista, ideológico (…) é algo dificilmente explicável porque é um discurso de fação”, disse, em declarações à agência Lusa, comentando: “Levo muitos anos na política e estou estupefacto e chocado com este discurso”.
“É algo que não me lembro de alguma vez tivesse acontecido e não acredito que alguma vez venha a acontecer porque foi tudo menos um discurso de um Chefe de Estado na sua posse (…) um discurso alegadamente a apelar à verdade mas que ao mesmo tempo omitiu a questão central na atual crise, a causa dos nossos problemas, que é a crise internacional”, referiu.
Capoulas Santos considerou ainda, “um discurso impróprio de um Chefe de Estado, lamentável e completamente desadequado” ao atual contexto político.
“Estamos em março, vão ter lugar dois conselhos europeus, num período em que os mercados estão na sua máxima turbulência, em que Portugal tem que se apresentar unido em torno de consensos políticos alargados, estabilidade para revelar capacidade de executar a disciplina orçamental”, defendeu.
O dirigente socialista admitiu ainda que as palavras de Cavaco Silva inaugurem uma fase diferente nas relações entre Belém e São Bento.
“Não sei se é uma nova fase, se é a mesma fase com outra máscara. A máscara de alguma contenção que certamente foi utilizada para procurar a reeleição e que cai agora alcançado esse objetivo. Porventura está a ser dito agora de forma explícita aquilo que foi um comportamento implícito no mandato anterior”, comentou.