home

Filme-debate abre conferência socialista “As Liberdades Hoje”

Filme-debate abre conferência socialista “As Liberdades Hoje”

Esta sexta-feira, 12 de outubro, o Partido Socialista organiza um Filme-Debate, às 21h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, integrada na conferência “As Liberdades Hoje – Velhos e Novos Riscos. Desafios e Progressos”.
Filme-debate abre conferência socialista “As Liberdades Hoje”

O filme “Sete minutos”, do realizador italiano Michele Placido, conhecido em Portugal no papel do comissário Corrado Cattani, da série “O Polvo”, conta a história, baseada em factos reais, de uma fábrica têxtil que é comprada por uma empresa multinacional francesa.

A multinacional não prevê despedimentos, mas apenas uma condição: que as 300 empregadas da fábrica aceitem uma redução de sete minutos no seu intervalo de quinze. O filme relata o debate, na comissão de trabalhadores, sobre esta condição, debruçando-se sobre a solidariedade, a dignidade laboral, a cedência, o mercado de trabalho.

Que diferença fazem sete minutos?

O filme será comentado por Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, e pela jornalista Anabela Mota Ribeiro.

“As Liberdades Hoje – Velhos e Novos Riscos. Desafios e Progressos”

A conferência socialista, que decorrerá no sábado, também no auditório da Faculdade de Direito, terá honras de abertura, às 10h30, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Os trabalhos têm depois início com uma sessão temática sobre “As Liberdades em Risco”, em dois painéis de debate, contando com intervenções do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do diretor do Gabinete de Estudos do PS, João Tiago Silveira, abordando o regresso dos populismos nacionalistas, e da politóloga Susana Salgado e da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, em torno dos novos riscos da sociedade digital.

Na parte da tarde, os trabalhos são abertos com uma intervenção, às 15h00, do presidente da FAUL, Duarte Cordeiro, seguindo-se uma segunda sessão temática de debates, subordinada ao tema “Desafios e Progressos”, com intervenções da deputada Constança Urbano de Sousa e do diretor do Portugal Socialista, José Leitão, que falarão sobre o reconhecimento dos direitos dos migrantes, com o deputado Sérgio Sousa Pinto e a historiadora Irene Pimentel a dedicarem as suas intervenções ao tema do alargamento dos direitos individuais.

A conferência será encerrada às 18h15, com a intervenção da Secretária-geral adjunta do PS.

Lembrando que “a liberdade, a par da igualdade e da solidariedade, é um dos valores fundamentais que sempre tem orientado a ação do PS”, Ana Catarina Mendes, convida à participação num debate atual, que pretende refletir sobre os progressos, riscos e desafios que se colocam, em matéria de liberdades, nas sociedades contemporâneas.

“Hoje, quando voltam a despertar as ameaças do autoritarismo e do populismo, ao mesmo tempo que novos riscos emergem associados a tentações totalitárias no uso das novas tecnologias, os socialistas reafirmam a sua oposição, sem ambiguidades, aos velhos e novos inimigos das liberdades e da democracia”, assinala a dirigente socialista.

Não falte, hoje às 21h00 e amanhã a partir das 10h30, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Contamos com a participação de todos.