Intervindo na abertura da sessão parlamentar de quarta-feira, dia que marcou o culminar da presidência portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues enalteceu o trabalho que a Assembleia da República desenvolveu ao longo destes últimos seis meses, recordando nomeadamente os “26 grandes eventos” promovidos pelo Parlamento.
Lembrando que o semestre decorreu num período especialmente condicionado “pela crise pandémica da Covid-19 e pelas suas múltiplas consequências”, a segunda figura do Estado socorreu-se da tese defendida pelo Tratado de Lisboa, segundo a qual os “parlamentos nacionais contribuem ativamente para o bom funcionamento da União Europeia”, um princípio, como defendeu Ferro Rodrigues, que foi escrupulosamente observado pelo parlamento português.
O presidente da Assembleia da República estendeu depois agradecimentos “pelo trabalho feito” a todos os deputados, com um especial destaque ao deputado socialista Luís Capoulas Santos, que presidiu à comissão de Assuntos Europeus, e a “todos os serviços parlamentares envolvidos” que fizeram um “intenso trabalho”, designadamente nos últimos seis meses, tendo todos conseguido superar as dificuldades que foram surgindo, mas que não foram suficientes para “impedir de cumprir a nossa missão e de honrar o mandato popular”.
Cooperação no trio de presidências
Ainda no âmbito da presidência do Conselho da União Europeia, Ferro Rodrigues manteve, na manhã de ontem, um diálogo por videoconferência com o seu homologo esloveno Igor Zorcic e com Alojz Kovšca, do Conselho Nacional da Eslovénia, país que vai iniciar a presidência do segundo semestre europeu, expressando na ocasião a sua consideração e a da Assembleia da República “pela excelente cooperação que existe no trio de presidências”, iniciado conjuntamente, como mencionou, “com os nossos colegas do Bundestag e do Bundesrat, da Alemanha”.
Para Eduardo Ferro Rodrigues, o lema escolhido pela presidência da Eslovénia para este segundo semestre do Conselho da União Europeia, ‘Juntos. Resilientes. Europa’, é uma divisa “bem apropriada para os tempos duros que enfrentados”, manifestando a sua total disponibilidade e a do Parlamento para apoiar as duas câmaras do parlamento esloveno durante o semestre que agora se inicia.