Ferro Rodrigues destaca prestígio europeu e internacional conquistado pelo país
“Foi um prestígio conquistado a pulso pelos portugueses, com o contributo de todos os órgãos de soberania”, afirmou Ferro Rodrigues, durante o jantar de Natal do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
De acordo com o presidente da Assembleia, a face visível deste sucesso traduz-se, por exemplo, “no facto de as taxas de juro de Portugal a 10 anos estarem abaixo das de Itália”, uma economia reconhecidamente forte, tendo considerado que “essa confiança é muito importante para o país”.
Ferro Rodrigues apontou ainda, como outro momento muito positivo, “a eleição do ministro das Finanças, Mário Centeno, para a presidência do Eurogrupo”, a quem dirigiu uma felicitação pessoal.
Na sua intervenção, o presidente do Parlamento fez também referência, como o acontecimento mais negativo deste ano, à tragédia dos incêndios que assolaram o país em junho e outubro com “proporções absolutamente inesperadas”, sublinhando que “não nos podemos esquecer” da mais de uma centena de pessoas que perderam a vida e da dor dos seus familiares.
Numa nota final, mais política, o também parlamentar eleito pelo PS usou do bom humor da época para formular o desejo de que o “momento natalício” possa também chegar ao discurso político, que se tem vindo a revelar “demasiado agreste” e assente em “casos”, o que disse ser “mau sinal para a democracia”.
“Só peço ao Grupo Parlamentar do PS para não se deixar envolver e responder a casos com casos”, concluiu.