“Portugal vai continuar a insistir nas interconexões energéticas” entre Portugal e Espanha, garantiu Eduardo Ferro Rodrigues, durante o seu discurso na sessão de abertura do 9º Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que teve lugar esta segunda-feira, dia 4 de outubro, em Madrid.
O Presidente da Assembleia da República manifestou a sua preocupação com os impactos que a evolução do Mibel (Mercado Ibérico de Eletricidade) poderá ter, nomeadamente para as famílias, face ao aumento dos custos da energia elétrica.
Eduardo Ferro Rodrigues manifestou, ainda, a sua “preocupação com a tensão entre a Argélia e Marrocos”, o que “pode ter um impacto negativo acrescido no abastecimento e no preço do gás natural”.
Durante o encontro, que visa avaliar as relações bilaterais entre Portugal e Espanha, bem como “preparar e ajudar” a realização da 32ª Cimeira Governamental Luso-Espanhola, que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, em Trujillo, na Comunidade Autónoma da Extremadura, Ferro Rodrigues referiu-se aos “novos desafios” que se colocam, designadamente nos domínios da segurança e da defesa.
“Na segurança e defesa enfrentamos desafios emergentes, reflexo de novas correlações de forças na comunidade internacional e do impacto de novas tecnologias críticas e emergentes”, afirmou o presidente da Assembleia da República, acrescentando que é com preocupação que assiste a serem “postos em causa os fundamentos em que assenta a ordem internacional multilateral, assente em regras”.
Eduardo Ferro Rodrigues considera “fundamental” que Portugal e Espanha continuem a cooperar para garantir as respostas às populações fronteiriças, com particular “enfoque nas questões do despovoamento local e da perceção de afastamento do progresso e prosperidade económica e social”.
“É fundamental que os dois países consigam dar resposta aos problemas da interioridade e do repto demográfico. Sem expectativas de futuro de vida, não conseguiremos fixar as populações locais”, afirmou.
Por seu lado, a presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Meritxell Batet Lamana, anfitriã do fórum, recordou a figura do saudoso Jorge Sampaio, que, além de Secretário-geral do PS e de Presidente da República, foi um “europeísta convicto” que sempre reconheceu a importância dos encontros ibéricos e das relações luso-espanholas.
O 9º Fórum Parlamentar Luso-Espanhol compreende a realização de três painéis de discussão sobre os “desafios comuns” que se colocam a Portugal e Espanha no quadro europeu e internacional.
O primeiro painel, que teve lugar ao início da tarde de hoje, dedicado à temática ‘Portugal e Espanha na Europa: desafios comuns’, contou com a moderação da vice-presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor, e da vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela.
A delegação da Assembleia da República integra também os deputados socialistas Maria da Luz Rosinha, Sérgio Sousa Pinto, Marcos Perestrello, Luís Capoulas Santos, Alexandre Quintanilha, António Gameiro, Hugo Costa, Nuno Fazenda e Nuno Sá.