Famílias portuguesas podem esperar melhor rendimento em 2009
“As famílias portuguesas podem esperar ter um melhor rendimento disponível em 2009”. O tom optimista do primeiro-ministro, José Sócrates, tem por base as baixas que se esperam nas taxas de juro dos créditos à habitação, nos preços dos combustíveis e na inflação.
Ainda de acordo com José Sócrates, “as famílias portuguesas podem esperar em 2009 ter uma inflação mais baixa” e assim “ganharem poder de compra, como vão ganhar poder de compra os funcionários públicos, como não ganhavam há muitos anos”. “Estas três componentes aumentarão o rendimento disponível das famílias para 2009”, ano em que o Governo do Partido Socialista terá como prioridades a defesa do emprego e da competitividade das empresas.
O Primeiro Ministro e Secretário –geral do Partido Socialista, que falava na cerimónia de assinatura do plano de apoio ao sector automóvel, afirmou que a melhoria do rendimento dos portugueses “advirá da baixa da Euribor e da baixa da taxa de juro”. “Isso vai aliviar muito as famílias nas suas prestações para pagarem os créditos à habitação, que são hoje uma componente muito significativa das despesas familiares”, acrescentou.