Família socialista europeia saúda António Costa
O presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), Sergei Stanishev, enviou uma mensagem de felicitações a António Costa pela sua indigitação como primeiro-ministro de Portugal, desejando felicidades para o mandato que agora se inicia.
Stanishev considera que as eleições de 4 de outubro mostraram que o povo português demonstrou que queria uma mudança à esquerda. Afirma ainda a sua confiança no novo Governo liderado por António Costa, manifestando-se convicto de que que os portugueses ficarão satisfeitos com a mudança que agora começa.
Já o Partido Socialista Francês (PSF) também saudou a indigitação de António Costa. Para o PSF, passadas duas semanas após a queda do Governo de Passos Coelho, a formação de um governo maioritário de esquerda é uma boa notícia para Portugal que ganha uma estabilidade política e institucional que fazia falta desde as eleições de 4 de outubro.
O PSF saúda o novo Governo que reafirmou os seus compromissos internacionais e vai apostar numa política de crescimento a fim de pôr termo à política de austeridade que ainda pesa sobre o país.
Já Anne Hidalgo, presidente da Câmara de Paris, congratulou-se com a indigitação de António Costa, desejando pleno sucesso nas suas elevadas e exigentes funções.
Na mensagem, Anne Hidalgo considera que António Costa está determinado a iniciar um novo ciclo político, económico e social para que Portugal possa acreditar novamente no seu futuro e em que um melhor futuro seja garantido a todos os portugueses, acrescentando que o seu projeto é ambicioso e à altura dos desafios que Portugal e a Europa enfrentam.
A presidente da Câmara de Paris saudou igualmente o imenso trabalho realizado por António Costa durante oito anos como presidente da Câmara de Lisboa, salientando que, graças a políticas locais progressistas, soube introduzir uma dinâmica nova na capital portuguesa, propor com audácia, inovar, sempre do lado dos seus concidadãos.
Também o Secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, felicitou o homólogo socialista português. Numa mensagem divulgada na rede social Twitter, Pedro Sánchez adiantou que já felicitou pessoalmente António Costa, o novo primeiro-ministro de Portugal, acrescentando que lhe desejou muito êxito à frente do Executivo português.