home

Faleceu Aquilino Ribeiro Machado

Faleceu Aquilino Ribeiro Machado

O secretário-geral do Partido Socialista recebeu com tristeza a notícia da morte de Aquilino Ribeiro Machado – “Morreu um Homem simples, de elevado sentido ético e de carácter nobre. Deixa-nos um forte legado cívico e um exemplo de uma cidadania fundada em valores e em princípios.”

Aquilino Ribeiro Machado era filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República. Foi o 60º presidente da Câmara de Lisboa, o primeiro no pós 25 de Abril, tendo sido deputado na Assembleia da República na I e II legislaturas eleito pelo círculo de Lisboa.

Nasceu em 1930 na Ile de France, onde seu pai se tinha refugiado depois de participar na revolta de Pinhel em 1928, ainda não tinha um ano quando foi juntamente com família para a Galiza e já em 1932 passou a residir em Portugal, para onde o pai regressou clandestinamente, sendo depois amnistiado.

António Jose Seguro reforçou assim a expressão do sentimento a perda dos Socialistas e a solidariedade para com a família nesta hora – “O PS perdeu um dos seus melhores. Em nome do PS apresento os meus sentimentos à sua família.”