Exposição de Lívio de Morais em Sintra
Nascido em Moçambique, em 1945, Lívio de Morais formou-se em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é Mestre em História de África. Expondo desde 1964, é autor de uma obra premiada e internacionalmente reconhecida, tendo sido também curador de exposições de artistas da CPLP em Portugal, Alemanha e Espanha. É coautor da escultura que dá corpo ao Prémio Norte-Sul atribuído pelo Conselho da Europa, que já distinguiu três personalidades portuguesas, Mário Soares, António de Almeida Santos e Jorge Sampaio.
A obra de Lívio de Morais conduz-nos ao encontro da tradição cultural africana e dos seus valores ancestrais, buscando inspiração na luz, nas cores quentes, no universo feminino e na conexão simbólica da mulher com a terra.
Esta exposição oferece a interpelação do autor à história de um continente por meio da expressão plástica, nela desvelando o lugar do imaginário africano na confluência entre o sonho e a realidade, entre o visível e o invisível, entre o idealismo e a realidade, numa expressão marcadamente orgulhosa das suas raízes, dos mais puros princípios da natureza e do ser humano.
Pinturas sobre algumas personalidades históricas africanas que protagonizaram o nascer das independências e sobre personalidades africanas galardoadas com o Prémio Nobel da Paz, da Literatura ou da Medicina, um tema de homenagem a Fernando Pessoa e obras de escultura, pintura, desenho, aguarela e fotografia sobre a temática africana, são os quatro núcleos propostos nesta mostra de Lívio de Morais.
A exposição estará patente até 23 de outubro, podendo ser visitada na casa da Cultura Lívio de Morais – Av. 25 de Abril, Largo da Igreja, em Mira Sintra.