Exposição “Arte Robótica” de Leonel Moura
Pioneiro de uma nova forma de arte intitulada Arte Robótica, Leonel Moura criou em 2003 a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma, obras de arte originais. Em 2006, o robô RAP (Robotic Action Painter) passa a figurar na coleção permanente do Museu de História Natural de Nova Iorque, o qual, para além da produção de pinturas, decide o momento em que estas estão terminadas e assina. Também em 2006 nasce ISU (O robô poeta) que constrói composições pictóricas, com letras e palavras.
Leonel Moura é autor de vários livros sobre Arte e Ciência, tendo sido designado, em 2009, Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação pela Comissão Europeia.
Esta mostra foi inaugurada no âmbito da conferência “Era digital e robótica: implicações nas sociedades contemporâneas”, que ontem teve lugar na Sala do Senado, organizada por quatro comissões parlamentares – Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; Educação e Ciência; Trabalho e Segurança Social; Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto -, podendo ser visitada no Andar Nobre do edifício do Parlamento, com entrada livre, entre as 10h30 e as 12h30 e entre as 15h00 e as 17h30, em todos os dias úteis.